O deputado começa por dizer que esta foi “mais uma reunião com entidades que têm acordos de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Serpa”. Lembramos que há pouco tempo reuniu-se com a Administração Regional de Saúde.
Este encontro serviu para denunciar determinadas situações, seja por parte de trabalhadores, seja da população, afirmou João Dias. Há queixas que dizem respeito ao pagamento de salários e irregularidades por parte da Santa Casa da Misericórdia, no pagamento de prestações sociais, nomeadamente nos descontos à segurança social por parte dos trabalhadores. Neste momento existe um “plano de regularização dessa dívida que está a ser cumprido”.
O deputado volta a frisar que o Hospital de Serpa tem “uma relevância muito grande no concelho”, sendo uma das principais empregadoras, bem como prestadora de serviços importantes, não só no hospital, como também nas unidades de cuidados continuados e no lar de idosos, que atualmente tem 120 utentes internados. “É uma instituição que presta apoio a 700 a 800 pessoas por dia e que emprega 200 pessoas”.
Defende novamente que o hospital seja revertido para a esfera pública, como já tem vindo a ser amplamente referido. Contudo, o deputado quer que seja resolvido este problema, as suas preocupações assentam na dignidade dos cuidados que são prestados ao utentes e, por outro lado, exige respeito pelas condições de trabalho e dos trabalhadores.
Houve um compromisso por parte da Segurança Social de “acompanhar e fiscalizar mais de perto tudo aquilo que é o trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia”, no âmbito das competências desta entidade, conclui.
João Dias diz ainda que está satisfeito com a reunião, em que se verificou uma “consonância entre aquilo que são as condições que o PCP apresentou e aquilo que a Segurança Social entende da relevância daquela instituição para o concelho, para a região e para o nosso distrito”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com