Voltar

Cultura Cinema

Pré-apresentação do filme Yupumá em Vila Ruiva e Mina de São Domingos - Mértola

Cultura Cinema

Pré-apresentação do filme Yupumá em Vila Ruiva e Mina de São Domingos - Mértola

Foto: Rádio Voz da Planície

Foi na aldeia indígena, Huni Kuin, no Acre, que a antropóloga mexicana Verónica Castro gravou o filme Yupumá com o contributo da comunidade local, nomeadamente Kawá, que lhe apresentou a região e que está agora a cumprir o sonho de visitar a Europa, mostrando ao Mundo a realidade dos povos indígenas amazónicos. Verónica Castro, Kawá e a irmã Bimi estiveram na Voz da Planície a falar sobre o filme, cuja entrevista e música pode ouvir aqui, e neste sábado e domingo, dias 13 e 14, estão no concelho de Mértola a divulgar, também, esta experiência.

Sete anos depois da experiência de Verónica Castro em Huni Kuin, para fazer a sua tese de doutoramento, o filme Yupumá, com imagens feitas neste contexto chega aos cinemas portugueses no dia 18 deste mês. Contudo, neste sábado, dia 13, às 21h30, Vila Ruiva recebe uma pré-apresentação deste sonho tornado realidade. E amanhã, à mesma hora, será a vez da população da Mina de São Domingos, ambas no concelho de Mértola. Esta possibilidade é garantida pela Associação Entre Imagem, no âmbito da iniciativa Cinema da Aldeia.

Estabelecida em Lisboa e diretora de filmes como “Jesus por um dia” (2012), “Um Elefante na Sala” (2016) e “Daqui” (2023), a mexicana Verónica Castro partiu com Kawá para as terras Huni Kuin, localizadas quase na fronteira com o Peru para fazer as filmagens que seriam usadas para a sua tese e para o filme Yupumá.

Yupumá é projetado, no dia 18 deste mês, no cinema City de Alvalade, Leiria, Setúbal, no Alvaláxia, no NOS Alma Coimbra, no NOS Alameda Shop&Spot (Porto) e no NOS Forum Almada.


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

"Chico Baião - Serpente de Fogo" estreia este fim de semana

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.