O Município de Beja volta a organizar a Vinipax, com presença já confirmada de duas dezenas de produtores. É uma feira que mostra a cultura dos vinho do sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, península de Setúbal e Tejo.
A influência mediterrânea nestas regiões é mais notória, com semelhanças ao nível das castas e dos métodos culturais, que aliados à tecnologia, “concorrem para a produção de vinhos gulosos, maduros, expressivos e com amplo espectro de degustação, que marcam a identidade dos vinhos do sul”.
A Vinipax, integrada na feira Patrimónios do Sul, trata-se de “uma homenagem ao melhor da vida e da experiência alentejana” a ser partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais.
A programação conta com provas de vinho comentadas, com destaque para o tradicional vinho de talha e vinhos de Beja, provas de harmonização, que fazem a ligação entre vinhos e gastronomia, entre outras atividades.
Nesta 14.ª edição do maior evento de vinhos do sul de Portugal vão estar em destaque os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, o património cultural, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e pesca, a tradição taurina e as aves.
O evento apresenta também uma loja renovada de vinhos, e conta com a presença da região convidada dos vinhos do Douro e do Porto, que realizam uma prova temática, logo no primeiro dia.
O Município de Beja apresenta a Vinipax/Patrimónios do Sul na Casa do Alentejo, em Lisboa e no Castelo de Beja, nos próximos dia 6 e 8 de setembro, das 17h às 21h00, e das 18h às 21h00, respetivamente, com prova de vinhos, degustação de produtos regionais e animação musical.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com