Voltar

Ambiente

“Viagem pelo Clima” passa pelo concelho de Odemira em setembro

Ambiente

“Viagem pelo Clima” passa pelo concelho de Odemira em setembro

Trata-se de uma “competição rumo à neutralidade carbónica em que três equipas viajam de Norte a Sul de Portugal, com o objetivo de deixar a menor pegada de carbono possível.” Esta iniciativa decorre durante o mês de setembro.

O desafio foi desenvolvido no âmbito do movimento Cooler World, criado pela Get2C com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a uma vida mais sustentável. "Os 12 participantes selecionados das mais de 100 candidaturas para esta viagem, com idades entre os 18 e os 60 anos, foram apresentados publicamente, através de um vídeo promocional, durante a conferência «Autarcas pelo Clima», onde foi também revelado o testemunho de um dos vencedores na primeira edição", segundo a Câmara de Odemira.

A “Viagem pelo Clima”, com a duração de 10 dias, começa a 18 de setembro, em Cascais. Os 12 candidatos formaram as equipas Água, Ar e Terra, que vão competir entre si com o objetivo de percorrer o País da forma mais sustentável possível, ultrapassando diversos desafios ao longo do percurso que inclui passagem pelos municípios parceiros, nomeadamente Odemira, único no Alentejo, Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Portimão e Viana do Castelo.

A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia - “Clima” - para a gestão de recursos, de maneira a avaliar o grau de sustentabilidade de cada ação sobre quatro variáveis: emissões de CO2, tempo, dinheiro e consumo de água. No final, a equipa vencedora é aquela que efetuar o percurso da forma mais sustentável e que terminar a competição com mais “climas” no bolso.

A participação na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP28 no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano é o prémio que vai ser atribuído à equipa vencedora.

Com esta iniciativa pretende-se “mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática de uma forma apelativa e desafiante é uma das missões do projeto que pretende igualmente demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto que as suas escolhas diárias têm no planeta”

A ideia passa também por demonstrar “a viabilidade dos diferentes modos de transporte, das escolhas alimentares e do consumo de água e contribuir ainda para a mobilização dos municípios neste caminho da descarbonização.”



PUB
PUB
PUB
PUB

Festivais

Terras Sem Sombra em Ferreira do Alentejo

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.