Trata-se de uma ferramenta pioneira no nosso País que visa proporcionar aos agentes turísticos uma ferramenta tecnológica que contribua para o seu envolvimento na avaliação dos riscos, custos, impactos e limites da sua atividade. Desenvolvida no âmbito do projeto PISTA, coordenado por Jaime Serra, professor do Departamento de Sociologia e investigador do CIDEHUS, da Universidade de Évora, esta ferramenta promete facilitar a identificação de oportunidades de inovação nas organização e auxiliar na identificação de melhores soluções para a utilização de recursos, no âmbito dos princípios gerais do desenvolvimento turístico sustentável.
Para Jaime Serra, o PISTA Digital “permitirá que todos os agentes públicos, privados e do 3.º setor com intervenção na atividade turística regional, acedam a informação do turismo regional sustentada em dados fornecidos em tempo real e oportuno, como por exemplo, o registo do perfil do visitante na rede de postos de turismo regionais; o comportamento de mobilidade na região Alentejo; a análise de consumos de água e energia realizados pelas unidades hoteleiras com certificação na área da sustentabilidade; a análise da satisfação dos residentes face ao turismo e a análise de sensibilidade no website de promoção turística do Alentejo e Ribatejo, entre outros estudos e indicadores”.
Com esta informação, os decisores políticos, os empresários e outros agentes da cadeia de valor do turismo regional terão condições para definir melhores políticas públicas e melhores ações estratégicas, contribuindo assim para um turismo mais sustentável, centrado em princípios responsáveis de planeamento e gestão dos recursos naturais, sociais e culturais da região do Alentejo e Ribatejo, realça ainda o coordenador do projeto.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com