Voltar

Saúde

ULSBA aposta em projeto de prevenção da depressão pós-parto

Saúde

ULSBA aposta em projeto de prevenção da depressão pós-parto

Foto: Pexels

Há um projeto-piloto que apresenta um programa de prevenção à depressão pós-parto que, numa primeira fase, chega a quatro unidades locais de saúde, nomeadamente a do Baixo Alentejo (ULSBA), a do Alto Ave, a de Gaia e a de Espinho e Viseu Dão-Lafões. O projeto chama-se "Be a mom".

A ULSBA terá no terreno uma equipa multidisciplinar nos cuidados de saúde hospitalares, no Hospital José Joaquim Fernandes, Beja – Serviço de Obstetrícia, Serviço de Psiquiatria e nos cuidados de saúde primários UCSP Beja, UCSP Moura, UCSP Serpa e USF Alfa Beja.

"A depressão pós-parto afeta entre 10 a 15% das mães. Este programa permite que os casos sejam identificados precocemente para que o tratamento comece o mais cedo possível. Este projeto, que já demonstrou resultados positivos em mais de mil mulheres, é agora alargado às quatro unidades locais de saúde indicadas", é explicado na nota de imprensa enviada à nossa redação.

A professora Maria Cristina Canavarro, professora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC (FPCEUC), e cofundadora do projeto, ressaltou que o objetivo do mesmo não é “substituir a ajuda psicológica, mas reduzir consultas” ao apostar na prevenção da problemática. No futuro, o programa interligado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser disseminado em Portugal de maneira mais ampla.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.