"Trata-se de um projeto europeu, cuja participação portuguesa está sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes, a sua implementação será feita com a colaborarão de algumas instituições do SNS, nomeadamente: a ULS do Estuário do Tejo, na região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo; a ULS do Algarve, na região de saúde do Algarve; a ULS Santo António, na região de Saúde do Norte; e ULS do Baixo Alentejo, na região de saúde do Alentejo. Além destas, participará também a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, como entidade afiliada do projeto.
A lógica por detrás deste programa reside na implementação de programas de educação e promoção de estilos de vida saudáveis, onde profissionais de saúde da ULSBA vão trabalhar, com um grupo de 10 pessoas com Diabetes tipo 2, durante doze meses, com o objetivo de reduzir o impacto da diabetes na sua saúde e levar a um menor consumo de medicamentos ou à remissão da doença.
A tónica será colocada em atividades transnacionais tangíveis com potencial para desencadear políticas relacionadas com a diabetes nos Estados-Membros, com a perspetiva de melhorar os resultados socioeconómicos e de saúde.
Os profissionais de saúde serão os principais impulsionadores e «protagonistas» da implementação da boa prática nos seus sistemas de saúde", é explicado no Site da ULSBA onde está a divulgação do projeto que integra.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com