O presidente da ERT, José Manuel Santos, destacou que “nós estamos muito focados em ter cada vez mais cultura na proposta de valor do turismo do Alentejo e do turismo do Ribatejo, porque acreditamos que isso é um grande potencial que as duas regiões têm”.
No Alentejo, existem já “12 hotéis que têm a temática da literatura como um aspeto importante da sua comunicação”, nomeadamente unidades que têm “um painel com um rosto de um escritor”, como existe em Vila Viçosa e em Beja.
“Vamos criar uma rede com uma programação anual constante, com ligações à gastronomia e ao tema do vinho”, referiu, acrescentando que, ao longo de 2025, a ERT vai “ajudar esse esses hotéis” a oferecerem essa temática do turismo literário, como “forma de se tematizarem e diferenciarem da concorrência”.
O objetivo é que a rede inclua ainda mais hotéis, adiantou, argumentando que “é muito interessante este papel dos hotéis enquanto promotores do desenvolvimento local e cultural”.
“Obviamente, há aqui um interesse que nos assiste muito, que é o interesse do turismo, que é trazer pessoas ao território”, notou.
Ao mesmo tempo, o Turismo do Alentejo e Ribatejo vai apostar na estruturação da oferta em torno dos roteiros de turismo literário existentes neste território, criados por associações ou municípios.
Segundo José Manuel Santos, existem “já algumas agências de viagens que estão interessadas em comercializar esses roteiros”. De acordo com uma listagem da ERT, existem roteiros de turismo literário desde Avis (Portalegre) e Vila Viçosa (Évora) a Sines (Setúbal) ou de Rio Maior (Santarém) até Moura (Beja).
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