As propostas do PCP versaram sobre "a área da saúde, visando o hospital de Beja, o hospital de Portalegre, o hospital público central do Alentejo e a construção da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano em Évora. Propostas a que se juntam outras de âmbito nacional para a contratação de médicos e outros profissionais da saúde".
"Na área da educação, as propostas contemplavam verbas para a recuperação e requalificação de escolas nos distritos de Évora, Beja, Portalegre e no Litoral Alentejano, a criação de residências estudantis públicas e a construção de pavilhões gimnodesportivos nas escolas dos 2.ºs e 3.ºs ciclos do ensino básico e do ensino secundário".
"Na melhoria da rede viária no Alentejo abrangendo as quatro sub-regiões do Alentejo, como é o caso da qualificação das estradas EN 258, EN 386, EN 265, EN 267 e variante a Moura com alargamento da Ponte sobre o Rio Ardila com incidência no distrito de Beja; IP8 abrangendo o Litoral Alentejano e o distrito de Beja; circulares rodoviárias; EN 254, EN 381, IC33 no distrito de Évora e no litoral alentejano; IC13, IC Abrantes-Estremoz, EN 373, Requalificação IP2, variante EN 246, no distrito de Portalegre; requalificação da EN 120, EN 253, EN 261, IC1 e IC 3 no Litoral Alentejano".
"Na ferrovia com propostas para a eletrificação da Linha do Alentejo no trajeto Casa Branca – Beja e Beja - Funcheira e para o aproveitamento da linha Sines – Caia, assim como propostas para a reposição do serviço ferroviário regional e inter-regional nas linhas do Alentejo e do Sul e para a integração do transporte fluvial de passageiros Troia-Setúbal no passe social".
"Na área de infraestruturas estratégicas a criação da plataforma logística no Aeroporto de Beja. Na área dos recursos hídricos o apoio à construção de pequenas charcas e barragens. Na cultura e património o apoio à valorização dos Bonecos de Estremoz, apoios às tapeteiras de Arraiolos, valorização da Anta Grande do Zambujeiro e a requalificação do Castelo de Arraiolos".
"A DRA do PCP ao mesmo tempo que valoriza as propostas apresentadas pelo grupo parlamentar do PCP, expressão da luta constante em prol da região e fruto da estreita ligação aos problemas existentes e à definição dos caminhos para a sua solução, afirma que independentemente do resultado das votações na especialidade, a luta pela concretização destas e outras necessidades da região tem de continuar. E afirma a sua determinação em prosseguir a luta e o seu empenho em promover a mais ampla convergência para que se alcance uma alternativa política, condição necessária para a concretização de uma política patriótica e de esquerda e a sua firme determinação em tomar a iniciativa e em defender os interesses das populações", é frisado no documento enviado à nossa redação.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com