O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Neste contexto, as autoridades apelam à adoção de medidas preventivas em particular para quem anda na estrada. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aconselha a prática de comportamentos adequados, em particular nas zonas, historicamente, mais vulneráveis e nas áreas afetadas pelos incêndios rurais.
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de objetos que possam ser arrastados e que criem obstáculos ao livre escoamento das águas, assegurar uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas, ter cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte e adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias são alguns dos conselhos deixados, igualmente, pelas autoridades competentes.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com