O velocípede, de 22 anos, percorreu 168 quilómetros entre Castro Verde e Beja, numa tirada marcada pela média de velocidade alta e por várias quedas, com o português Iúri Leitão a ser segundo, atrás do colega de equipa por dois segundos, e Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) em terceiro.
O dia teve hoje uma fuga numerosa, com nove corredores, que chegaram a ter mais de oito minutos de vantagem, sendo reintegrados no pelotão a 10 quilómetros do fim.
Já nos últimos 1.000 metros, uma queda afetou o grupo, mas sem mexer com a chegada à meta, em que Thomas Silva se impôs para uma importante vitória na carreira, a seguir aos Nacionais de fundo do Uruguai em 2022.
Com seis segundos de vantagem sobre Leitão, dadas as bonificações, e oito para Reis, Silva partirá quinta-feira também na liderança dos pontos e da montanha, enquanto o espanhol Sérgio Darder (Illes Balears Arabay) é o primeiro entre a juventude.
A segunda etapa liga a Vidigueira a Grândola em 180,9 quilómetros, com uma subida de terceira categoria já nos últimos 10 quilómetros.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com