Voltar

Ambiente

Reabertura da ligação da Lagoa de Santo André ao mar repete-se em maio

Ambiente

Reabertura da ligação da Lagoa de Santo André ao mar repete-se em maio

Depois de duas tentativas falhadas para a abertura da ligação da Lagoa de Santo André ao mar, o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, refere, em comunicado, que recebeu a garantia por parte do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, de que durante o mês de maio, em data a definir, será efetuada nova ação.

Recordamos que esta operação, que tem como objetivo renovação da água da lagoa e a regeneração do ecossistema, é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Alentejo (APA- ARH), e que, de acordo com o regulamento do Plano de Ordenamento daquela Reserva Natural, deve ser feita uma vez por ano, preferencialmente em data anterior a 15 de março.

A resposta do Secretário de Estado surge após as preocupações manifestadas pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Santo André e comunidade local às entidades competentes, perante as operações falhadas de abertura da Lagoa, primeiro a 7 e depois a 11 de março, que permitiram apenas a ligação ao mar por algumas horas.

Em carta envida à tutela, a autarquia sublinhou que “esta ação é fundamental para a renovação da água da Lagoa, importante para o aumento da oxigenação, redução da eutrofização e estratificação, e para a entrada e saída de peixe, assim como o do ecossistema lagunar”.

Também a comunidade piscatória, o turismo e a restauração locais estão a acompanhar esta situação, uma vez que, em causa está a qualidade da água, acrescendo o risco da reprodução da enguia e aumentando a possibilidade de pragas.

Perante este cenário, a autarquia fez o apelo à urgente intervenção do Ministério do Ambiente para que junto da Agência Portuguesa do Ambiente fosse agendada nova abertura da Lagoa em momento favorável.

 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.