Há 19 concelhos de risco, ou seja que estão fora da zona verde do semáforo de desconfinamento, ou seja, têm mais de 120 casos por 100 mil habitantes. Beja, Moura e Odemira são três deles. Para estes casos a avaliação é feita sempre de 15 em 15 dias. Isto significa que o que está preparado para avançar a partir de hoje acontece, mas se Beja, Moura e Odemira permanecerem nesta lista, a 19 de abril o terceiro desconfinamento não vai acontecer será travado.
Nestes concelhos, a intenção passa por promover uma articulação com as autoridades de saúde, no sentido de isolar e identificar os casos de infeção por SARS-CoV-2. Nestes casos o que o Governo pretende é que “uma vez sinalizado um concelho como estando numa situação de risco, possa haver um esforço das autoridades de saúde e com envolvimento dos autarcas para fazer um esforço acrescido de identificação, isolamento, rastreamento das cadeias de contágio de forma a conter estes riscos e podermos chegar daqui a 15 dias com nenhum destes concelhos na mesma situação”.
Recorde-se que a partir de hoje, reabrem as escolas do 2.º e 3.º ciclos, de equipamentos sociais na área da deficiência; museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares; lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua; feiras e mercados não alimentares, dependendo de decisão municipal; esplanadas; ginásios sem aulas de grupo e prática de modalidades desportivas de baixo risco e actividade física ao ar livre até quatro pessoas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com