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Saúde

Hospitais e maternidades absorvem o maior número de queixas

Saúde

Hospitais e maternidades absorvem o maior número de queixas

Má qualidade do atendimento, problemas com consultas e falta de medicamentos entre os principais motivos de reclamação dos utentes, no que se refere aos hospitais e às maternidades.

Desde o início do ano, já foram dirigidas às entidades de saúde públicas e privadas quase cinco mil reclamações, um crescimento de 65 por cento face a 2019, revela uma análise do Portal da Queixa.

Segundo a análise efetuada, verificou-se que entre os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores no Portal da Queixa estão: a falta de qualidade do atendimento (34 por cento das queixas); problemas com consultas, nomeadamente, cancelamentos e atrasos (19 por cento); questões relacionadas com pagamentos, taxas e reembolsos (13 por cento); e a falta de medicamentos (6 por cento).

No estudo, foram ainda identificadas as categorias do setor da saúde com maior número de reclamações. Os hospitais e maternidades absorvem a maior fatia, com 939 queixas, uma subida de 29 por cento em relação ao período homólogo de 2021, onde se verificaram 727 queixas. 

De referir que, para este estudo, foram analisadas 12 categorias e 299 entidades de saúde do sistema público e privado. A análise permitiu aferir que o sistema privado foi o mais visado, com 3.065 queixas (62 por cento) e o sistema público foi alvo de 1.862 reclamações (38 por cento).  


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