As petições do AMAlentejo e da Plataforma Alentejo, sobre acessibilidades ferroviárias e rodoviárias, foram apreciadas na quarta-feira da semana passada e as recomendações, apresentadas pelos diversos partidos referidos, foram votadas na sexta-feira que passou, dia 30 de setembro. A Voz da Planície ouve, na jornada desta terça-feira, os deputados, eleitos por Beja, sobre as perspetivas para as acessibilidades da região que não passaram na Assembleia da República.
O Partido Comunista Português (PCP) apresentou dois projetos de resolução. Documentos a defender “uma estratégia integrada de acessibilidades do Alentejo enquanto instrumento de promoção da coesão e desenvolvimento territorial” e “modernização e eletrificação de toda a Linha do Alentejo”, perspetivas que também constavam das propostas apresentadas pelo Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e Bloco de Esquerda (BE). O PCP apresentou, igualmente, uma recomendação para a “reativação do ramal ferroviário de Aljustrel.” O Chega apresentou um projeto de resolução para “a criação de uma estratégia integrada de acessibilidade e mobilidade do Alentejo, nas ligações nacionais e internacionais.”
João Dias, deputado do PCP, eleito por Beja, sublinhou à Voz da Planície, a importância das propostas das duas petições, apreciadas, para "o desenvolvimento do território" e frisou que as recomendações do seu partido “foram rejeitadas pela maioria absoluta do Partido Socialista (PS)”.
João Dias acrescentou que “os dois deputados do PS, eleitos por Beja, não apresentaram qualquer recomendação sobre esta matéria”. Relevou, contudo, que “o deputado socialista Pedro do Carmo votou a favor das propostas do PCP” e que “o deputado Nelson Brito só esteve na discussão pois faltou à votação”.
O deputado João Dias mostrou-se satisfeito com a recomendação do PS de Portalegre, aprovada, que "o PCP acompanhou, votando favoravelmente".
Pedro do Carmo, deputado do PS, eleito por Beja, escreve que “em coerência" votou "favoravelmente, e de forma isolada,” do seu Grupo Parlamentar, "projetos de resolução que recomendam ao Governo investimentos na região. No âmbito da eletrificação de toda a Linha do Alentejo, incluindo ligação Beja/Funcheira e da reativação do Ramal ferroviário de Aljustrel.”
Em comunicado enviado à nossa redação, o deputado socialista Nelson Brito deixa clara, também, a “importância das petições apresentadas”, no parlamento, garantindo a sua “defesa intransigente em matéria de acessibilidades da região”.
À nossa estação, Nelson Brito referiu que interveio, “no período de discussão dos projetos de resolução discutidos”, no sentido de frisar que “havendo dinheiro para as obras, é fundamental agora conhecer o seu calendário, alertando para o facto, do mesmo não poder ser ultrapassado e que seja garantida a sua efetiva concretização”, referindo-se às acessibilidades ferroviárias e rodoviárias.
Nelson Brito revelou, ainda, que faltou à votação dos projetos de resolução identificados por “estar, em representação da Assembleia da República, num evento relacionado com a área mineira, que coincidiu com o horário previsto para este ato.”
Os deputados do PS Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, eleitos por Portalegre, apresentaram um projeto de resolução que recomenda ao Governo “o reforço de investimento na linha ferroviária do Leste” e passou, por unanimidade, na Assembleia da República.
O documento solicita, entre outros aspetos, que se “planeie e enquadre” a eletrificação da Linha do Leste numa “fonte de financiamento adequada” e que se “reforce” as condições de operacionalização da mesma.
Recordamos, ainda, que as petições do AMAlentejo e Plataforma Alentejo apresentavam um conjunto de prioridades, nas áreas das acessibilidades e transportes, consideradas “fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo, bem como para a sua coesão social, territorial, ambiental e energética, com benefícios para a totalidade do território nacional.”
As petições em causa defendem, igualmente, que se considere “o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional” e “prioritária a eletrificação e modernização das ligações ferroviárias Sines-Caia por Beja, com ligação à Funcheira - Linha do Algarve e Portalegre -Abrantes.”
Reclamam, também, “a requalificação, em perfil de autoestrada, ligando o nó da A26 a Beja, e a ligação do nó da A23, Nisa, ao nó da A6, Estremoz.”
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