Voltar

Atualidade

Raça Bovina Garvonesa na Feira de Garvão

Atualidade

Raça Bovina Garvonesa na Feira de Garvão


A raça autóctone alentejana, que até ao ano 2000 esteve em vias de extinção, a Bovina Garvonesa, pode ser apreciada por estes dias na Feira de Garvão que decorre até amanhã, no concelho de Ourique. Desde há muito que a raça Garvonesa é referenciada nas muitas contribuições para o conhecimento dos bovinos portugueses. Tendo o seu nome associado à feira de Garvão.

Hoje, os rebanhos de raça garvonesa distribuem-se principalmente pelos concelhos de Santiago do Cacém, Odemira, Ourique e Castro Verde, Almodôvar, Barrancos, Vila Nova de S. Bento e Alcáçovas.

Atualmente, embora o sistema de exploração seja extensivo e com base no pastoreio de recursos naturais, a maioria dos criadores recorre a pastagens semeadas e à suplementação dos efetivos com fenos, cereais e alimentos concentrados nas épocas de maior escassez de pastos.

Ainda com um censo atual que a enquadra no grupo de raças muito ameaçadas, os esforços conjuntos da Associação de Agricultores do Campo Branco e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina iniciados em 1994 e orientados para a conservação, têm vindo a resultar num aumento gradual dos efetivos de bovinos garvoneses sobretudo por criadores sensíveis à necessidade de preservação de um património genético singular. 


PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.