Os resultados da terceira vaga do vacinómetro, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), indicam que Portugal está próximo de atingir a meta de 75% de vacinação nas pessoas com 65 anos ou mais proposta pela Organização Mundial de Saúde, tendo atingido já os 72,8%.
Os dados revelam, ainda, que 59% dos portugueses com 60 ou mais anos de idade já se vacinaram, sendo que, mais de metade (51%) fez por recomendação do médico e 31% por iniciativa própria.
Do total do grupo de vacinados, na amostra estudada, os principais motivos que os levaram a vacinar-se foram a recomendação do médico (46,9%), iniciativa própria para estar sempre protegido (21,9%), no contexto de uma iniciativa laboral (20,2%), por saber que faz parte de um grupo de risco para determinada doença (5,9%) e por ter recebido notificação de agendamento pelo Serviço Nacional de Saúde (4,5%).
Citado no comunicado, o pneumologista Filipe Froes, do Hospital Pulido Valente – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, afirma que, comparando com os resultados da terceira vaga do ano passado, que aconteceu mais tarde, "o ritmo de vacinação está neste momento mais acelerado do que no ano passado", destacando que Portugal está "muito perto" de atingir a meta de 75% proposta pela OMS para pessoas com mais de 65 anos.
O especialista destaca igualmente a "adesão massiva" à vacinação por parte das pessoas com 85 ou mais anos de idade, que está pela primeira vez a receber de forma gratuita a vacina de dose elevada, nos centros de saúde.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com