Através desta parceria pretende-se promover a competitividade dos produtos locais e qualificar as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) da região, assegurando as especificidades e autenticidade dos seus produtos e potenciando a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados, revela o comunicado enviado à comunicação social.
O projeto será apresentado a PME’S e produtores em Beja, numa sessão agendada para hoje, às 16h30, no edifício do NERBE/AEBAL.
"Saberes e Sabores Tradicionais" irá trabalhar com as PME da região em torno de um conjunto de produtos de base local selecionados pelas suas particularidades produtivas e pela sua ainda fraca implementação no mercado, a saber, a Água Mel, o Medronho (fruto em fresco e aguardente), o Queijo de Cabra (fresco e curado), o Bolo Chibo e as Costas Alentejanas.
Além da realização destas sessões, segundo o comunicado, o projeto prevê o mapeamento das empresas e produtos, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação.
Como refere António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, todas as ações do “Saberes e Sabores Tradicionais” pretendem “ajudar os empresários e produtores locais a tornarem-se mais competitivos no mercado, pugnando para que algumas das tradições portuguesas ligadas à nossa gastronomia e confeitaria não se percam, já que, na maior parte dos casos, são receitas locais que passam de pais para filhos, mas que fazem parte do património cultural e gastronómico do Alentejo, do nosso país, e que importa proteger e acompanhar, além de promover a competitividade de micro e pequenas empresas”.
"Saberes e Sabores Tradicionais – Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro" conta com o financiamento do ALENTEJO 2020.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com