Os projetos, criados pelo Guardiões, abrangem diversas áreas de atuação, incluindo a agricultura e florestas, biodiversidade e paisagem, mobilidade sustentável, recursos hídricos, qualidade do ar e resíduos.
Os projetos desenvolvidos pelo Guardiões poderão ser implementados nos 13 concelhos da CIMBAL - Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira -, e nos cinco municípios associados à CIMAL – Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines -, adaptados de acordo com as necessidades de cada território.
O Guardiões pretende ainda levar estes projetos à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), de forma a unir o Alentejo num trabalho conjunto pela sustentabilidade e enriquecimento do território.
O Projeto Guardiões tem como objetivo sensibilizar e informar a sociedade civil sobre o problema das alterações climáticas, gerando conteúdos e ações que causem impacto junto da população. Simultaneamente, o Guardiões procura apresentar soluções que possam fazer da região do Alentejo um exemplo de descarbonização e transição para uma economia mais circular e sustentável. O Guardiões resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico De Portalegre, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) e o Fórum da Energia e Clima (FEC), sendo financiado pelo Programa Alentejo 2020.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com