Voltar

Ambiente

Projeto europeu recupera terrenos contaminados através de plantas

Ambiente

Projeto europeu recupera terrenos contaminados através de plantas

Foto: Freepik

O projeto europeu IASIS, que vai ser desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCT), pretende "recuperar terrenos danificados ou contaminados através de plantas ou micro-organismos que removem contaminantes é o objetivo de um projeto europeu que vai ser desenvolvido no litoral alentejano", com um financiamento no valor de cinco milhões de euros por parte da União Europeia (UE).

Pretende-se nesse período, segundo um comunicado da faculdade, recuperar terrenos contaminados por metais pesados, pesticidas, ou com elevados níveis de salinidade, que levam à degradação dos solos e a uma menor produtividade agrícola. O objetivo é aumentar assim a área agrícola europeia e ao mesmo tempo produzir biomassa.

O projeto envolve 18 parceiros de sete países e vai recorrer a um processo chamado “phytomanagement”, que consiste na “aplicação de plantas e microrganismos capazes de tolerar e remover contaminantes do solo, ao mesmo tempo que regeneram as suas propriedades”.

A solução será testada em locais-piloto dos vários países, sendo em Portugal aplicado em zonas do litoral alentejano, segundo fonte ligada à iniciativa.

Nesses locais serão plantadas espécies selecionadas pela sua capacidade de resistir à salinidade ou a alguns poluentes, com o apoio de microrganismos que aumentam a capacidade de absorção de nutrientes pelas plantas e ajudam a estabilizar o solo.



PUB
PUB
PUB

Concertos, Cante

Adiafa, Grupo Coral Pacense e Orquestra Do Cante no Pax Julia

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.