Voltar

Ambiente

Projeto de combate à desertificação no Vale do Guadiana é apresentado hoje

Ambiente

Projeto de combate à desertificação no Vale do Guadiana é apresentado hoje

O Programa Territorial "+Solo +Vida" convida agricultores do Parque Natural do Vale do Guadiana a cuidar do solo e aplicar dez boas práticas no terreno.

O projeto dirige-se a produtores de Mértola e Serpa, concelhos abrangidos pela área natural do Vale do Guadiana, e pretende “semear” um conjunto de dez boas práticas com potencial de replicação, que passam pela “retenção e a conservação da água na paisagem, o restauro de linhas de água, a melhoria do mosaico mediterrânico, assim como, a recuperação da regeneração natural, a implementação de pastagens permanentes ou a gestão adaptativa do pastoreio”.

As ações destinam-se a recuperar a fertilidade e a produtividade, em 94 hectares, nas explorações agrosilvopecuárias do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Segundo comunicado da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), o objetivo é colher, décadas mais tarde, “um montado mais resiliente à desertificação e aos efeitos das alterações climáticas com maior capacidade de armazenamento de carbono orgânico no solo, através do desenho, implementação e avaliação de um programa territorial, com base na cooperação e partilha”.

“Esta é uma oportunidade valiosa para o território do Parque Natural do Vale do Guadiana e, em particular, para os agricultores agrosilvopecuários inseridos nesta área protegida. Acreditamos que ao experimentarem a aplicação deste conjunto de boas práticas, estes importantes forjadores da paisagem vão testemunhar e compreender as vantagens e os ganhos económicos para a sua exploração. Ao mesmo tempo, vão aperceber-se do retorno em termos de produtividade e de valorização dos serviços ambientais”, realça Maria Bastidas, coordenadora do projeto "+Solo +Vida" e técnica da ADPM, entidade promotora do projeto.

Nesta segunda-feira, o projeto é apresentado publicamente, das 15h00 às 17h30, no Pavilhão Multiusos de Mértola. Para além dos representantes da ADPM e da Cooperativa Agrícola do Guadiana, vão participar no evento Teresa Pinto Correia da Universidade de Évora e uma equipa técnica do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. A sessão termina com a degustação de produtos da região.

O Programa Territorial "+Solo +Vida" é uma iniciativa promovida pela ADPM, em parceria com a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Natural Business Intelligence, a Universidade do Algarve e o International Development Norway e visa impulsionar a adaptação às alterações climáticas e o combate à desertificação no Parque Natural do Vale do Guadiana.

Leia também: Associação quer mais “resiliência” às alterações climáticas no Vale do Guadiana


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.