Voltar

Atualidade

Projeto CFD4CHESSE apresenta resultados através de webinar

Atualidade

Projeto CFD4CHESSE apresenta resultados através de webinar


Com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade dos queijos DOP e a criar maior valor agregado no produto final, valorizando um produto artesanal com profundas raízes históricas, parte integrante do património alentejano, um grupo de investigadores nacionais, liderados pelo Instituto Politécnico de Beja, desenvolveram durante dois anos, o projeto “CFD4CHEESE – Aplicação da mecânica dos fluídos computacional na otimização das condições de cura de queijos tradicionais”.

Nesta terça-feira, pelas 10.00 horas, através da plataforma Zoom e com transmissão em direto na página de Facebook do CFD4CHEESE, vai ser apresentado este projeto que, ao longo de dois anos, envolveu mais de 30 pessoas e que pretendeu “melhorar as condições de cura das queijarias tradicionais”, tal como explica João Dias, investigador responsável do Projeto CFD4Cheese. 

João Dias revela, ainda, que foi feito um protótipo que implementou as novas tecnologias, numa fase de acompanhamento da cura do queijo.

De acordo com o comunicado do IPBeja, “o projeto culminou no desenvolvimento de uma nova câmara de cura de queijo artesanal e de uma aplicação para telemóvel com informação sobre a viabilidade económico-financeira, de apoio aos produtores na decisão do investimento para a nova tecnologia”. 

Neste projeto participaram enquanto instituições parceiras o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Faculdade de Ciência e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa e o CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.