A Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos tem “diversas valências, assentes numa lógica de respeito para com o meio ambiente e de valorização do património natural”, clarifica o presidente da Câmara de Cuba, sublinhando que é, igualmente, “um projeto estruturante que está pensado há 10 anos e que, passados seis de ter sido iniciado, está em condições de ser inaugurado”.
Dia 11 de agosto é inaugurada, às 18h00, “a primeira fase de construção do projeto, já concluída. Para além da praia fluvial, o Ecopark conta ainda com um Centro Náutico para apoio à prática de desportos aquáticos, uma torre de observação de aves e um bar de apoio a toda infraestrutura; e uma piscina fluvial. Para a segunda fase, o Município já tem prevista a conclusão de um Parque de Autocaravanas e de uma estação de Cycling, estando ainda a ser preparada uma terceira fase, para expansão do projeto, com a inclusão de um passadiço flutuante que irá ligar a piscina fluvial a uma pequena ilha situada em frente ao areal da praia”, avançou, ainda, à Voz da Planície João Português.
“Para o Município de Cuba, este parque ecológico permitirá aliar a componente turística e de valorização e interpretação do património natural - através da observação da fauna e flora autóctone em meio natural e dos recursos endógenos que dele se extraem -, a uma componente pedagógica, de lazer e desportiva, através da fruição dos recursos naturais proporcionados pela albufeira e zona envolvente, sem que estes sejam colocados em causa”.
Quanto ao investimento, João Português assegura que “representa um milhão de euros, com o apoio do Turismo de Portugal e um esforço financeiro, significativo, da autarquia para o efetivar”.
O presidente da Câmara de Cuba realça, ainda, o “impacto deste investimento num território que estava destinado à desertificação populacional e que, devido a este projeto, tem ganhado vida”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com