Voltar

Saúde

Portugal: 101 médicos especializados em cuidados a idosos

Saúde

Portugal: 101 médicos especializados em cuidados a idosos

Foto: Freepik

A Ordem dos Médicos (OM) revela que Portugal conta com mais de uma centena de médicos geriatras especializados em cuidados a idosos. Trata-se de uma especialidade médica criada no País há uma década, mas tem cada vez maior procura devido ao envelhecimento da população.

A competência de geriatria foi criada em 2014 em Portugal, com critérios de admissão para médicos com licenciatura/mestrado integrado em medicina inscritos na Ordem dos Médicos e demonstração curricular de atividade clínica com idosos nos últimos cinco anos a nível hospitalar, cuidados de saúde primários ou instituições particulares de solidariedade social/setor social da saúde.

A Ordem registava no final do ano passado 101 médicos com competência em geriatria, especialistas na biologia, fisiologia e anatomia do envelhecimento, e no papel da família e cuidadores na prestação de cuidados ao idoso, além da avaliação geriátrica global.

Uma publicação da Ordem sobre a formação pós-graduada em geriatria, onde constam os critérios de admissão, enumera as síndromes geriátricas, entre as quais estão a depressão, a dor crónica, a desnutrição, instabilidade, quedas, imobilidade, disfagia e incontinência urinária e fecal.

O aumento da procura por médicos geriatras é resultado do envelhecimento demográfico, que, segundo as últimas estimativas do Instituto Nacional de Estatística sobre a população residente em Portugal, se acentuou em 2022, registando o índice de envelhecimento - que compara a população idosa (65 e mais anos) com a jovem (dos 0 aos 14 anos) - um valor de 185,6 idosos por cada 100 jovens, acima dos 181,3 de 2021.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Cantadores têm novo single "Já Me Decidi"

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.