Já contra o serotipo três da doença da língua azul, as organizações de produtores já aplicaram “100.000 vacinas”, tendo o Governo disponibilizado um apoio total de um milhão de euros para o efeito.
Em resposta aos deputados, numa audição conjunta com as comissões de orçamento, Finanças e Administração Pública e Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes esclareceu que, no que diz respeito ao serotipo três foram as organizações de produtores a avançar com a compra das vacinas, uma vez que o Estado está obrigado às regras de contratação pública, o que levaria a que as vacinas só chegassem “daqui a dois ou três meses”.
Em Portugal estão a circular três serotipos de língua azul, nomeadamente o BTV-4, que surgiu, pela primeira vez em 2004 e foi novamente detetado em 2013 e 2023, o BTV-1, identificado em 2007, com surtos até 2021, e o BTV-3, detetado, pela primeira vez, em 13 de setembro.
A vacinação de ovinos e bovinos contra os serotipos um e quatro é obrigatória. Já contra o serotipo três é apenas permitida.
A DGAV autorizou, temporariamente, três medicamentos contra a língua azul, dois dos quais ainda não estão disponíveis no mercado.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com