Voltar

Atualidade

Portugal antecipa novas restrições. Saiba quais são

Atualidade

Portugal antecipa novas restrições. Saiba quais são

António Costa fez um balanço da situação epidemiológica do país e anunciou, em conferência de imprensa, medidas mais apertadas para combater a propagação da nova variante de covid-19, Ómicron, após reunião de Conselho de Ministros.  

O primeiro-ministro começou por referir que a incidência por 100 mil habitantes tem vindo a crescer sendo esta uma “má notícia”. Afirmou igualmente que, “temos conseguido resultados efetivos” no combate à pandemia e que a “taxa de transmissão tem vindo a diminuir”. 

A semana de contenção prevista para o início do próximo ano foi antecipada e arranca já no dia 25 de dezembro com teletrabalho obrigatório.  

Como já avançado anteriormente pela RTP, confirma-se que os bares e discotecas encerram. Na semana após o Natal também fecham portas as cresces e ATL. 

Os testes gratuitos por mês, por pessoa, passam de quatro para seis, de forma a “incentivar a testagem massiva”.  

Sobre a apresentação de teste negativo, este será obrigatório para entrar nos estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, cerimónias familiares como casamentos, batizados e em eventos empresariais, espetáculos culturais e recintos desportivos. 

António Costa acrescentou que será implementada "uma medida de redução de lotação nos espaços comerciais, de uma pessoa por cada cinco metros quadrados.” 

Relativamente a medidas de Natal e Ano Novo, nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, para aceder a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano, passa a ser obrigatório apresentação de teste negativo. 

Na via pública serão proibidos ajuntamentos com mais de dez pessoas, na passagem de ano, e fica igualmente proibido o consumo de bebidas alcoólicas. 

O primeiro-ministro apela a cuidados no Natal e pede prevenção na “mesa da Consoada”. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Música

Cantadores têm novo single "Já Me Decidi"

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.