Voltar

Educação Burlas

Burla que lesou alegadamente IPBeja em mais de 50 mil euros em investigação

Educação Burlas

Burla que lesou alegadamente IPBeja em mais de 50 mil euros em investigação

Foto: Freepik

O jornal Público avançou, ontem, que o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) foi vítima deste esquema e lesado em mais de 50 mil euros. Nesta quarta-feira, 3 de julho, a presidente da instituição respondeu aos esclarecimentos pedidos pela nossa rádio. Fátima Carvalho esclarece, em comunicado, que a "alegada fraude está a ser investigada pelas entidades competentes" e que "as diligências desenvolvidas internamente indiciam que o acesso aos dados não foi obtido através do sistema de informação do IPBeja".

Recordamos que o Público frisava que "em Portugal têm aumentado os esquemas de «CEO Fraud» que levam organizações a realizar pagamentos a empresas fictícias. Um dos mais recentes casos foi o Ministério da Educação que foi burlado em 2,5 milhões de euros, valor que conseguiu recuperar."

Sobre a alegada fraude ao IPBeja, o Público avançou que "a 20 de dezembro de 2023, o IPBeja recebeu um email de um endereço comum pedindo para não efetuar o pagamento para «a conta antiga». «Não é mais disponível», lia-se na mensagem. Foi para o IBAN indicado nessas mensagens que a transferência de mais de 50 mil euros foi feita dias depois". A mesma fonte revela que, entretanto, "o IPBeja transferiu para a empresa Futurévora os mais de 50 mil euros devidos, aos quais foram acrescidos cerca de três mil euros relativos a juros. No entanto, a empresa afirma que teve prejuízos, nomeadamente com o atraso do pagamento do IVA daquelas faturas, por ter estado seis meses sem receber essa verba".

A situação estará a ser resolvida nos tribunais competentes.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.