Voltar

Atualidade Incêndios rurais

Perigo máximo de incêndio rural nos concelhos de Almodôvar e Odemira até amanhã

Atualidade Incêndios rurais

Perigo máximo de incêndio rural nos concelhos de Almodôvar e Odemira até amanhã

Foto: Freepik

Mais de uma centena de concelhos estão hoje, dia 16 de setembro, em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou oito distritos do continente sob aviso amarelo. No distrito de Beja há "perigo máximo de incêndio rural nos concelhos de Almodôvar e Odemira, devido às temperaturas altas, bem como à geografia destes territórios", sublinha Luís Mestre, da MeteoAlentejo.

A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Évora e Santarém com 37, seguida de Beja, Leiria e Lisboa com 35, Portalegre, Castelo Branco e Braga com 34.

Devido à previsão de risco elevado de incêndio na generalidade do território, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aumentou o estado de alerta e prontidão dos meios de socorro para o nível mais elevado, para hoje e terça-feira.

No País há “tolerância zero ao uso do fogo e adequação dos comportamentos face ao perigo de incêndio rural”. A ANEPC emitiu avisos à população, através de SMS, sobre o perigo de incêndio rural.

Além dos 14 mil operacionais já no terreno, o nível de alerta máximo (vermelho) implica o reforço do dispositivo com mais 682 homens em alguns pontos estratégicos.

Após o alerta das entidades de proteção civil, também o Governo declarou Situação de Alerta para todo o território do continente até às 23:59 de terça-feira com medidas excecionais devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.

A Situação de Alerta implica várias medidas excecionais, como a proibição do acesso e circulação em vários espaços florestais, proibição da realização de queimadas e de trabalhos em florestas com recurso a maquinaria (com exceção para as situações de combate a incêndios rurais).


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.