Voltar

Cultura

Peças de arte sacra da Diocese de Beja entregues ao Mosteiro dos Jerónimos

Cultura

Peças de arte sacra da Diocese de Beja entregues ao Mosteiro dos Jerónimos

Conjunto de peças de arte sacra dos séculos XV e XVI da Diocese de Beja foram entregues ao Mosteiro de Jerónimos, onde ficarão expostas numa pequena sala do coro-alto da igreja. A exposição, não temporária, intitula-se “Passado Inventado: objetos e cenografias das Comemorações Henriquinas na Torre de Belém”. 

A Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja, representada pelo seu Presidente, Pe. Manuel António do Rosário, procedeu à entrega ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, instituição representada pela sua Diretora, a historiadora de arte Dalila Rodrigues, de um conjunto notável de peças de mobiliário e de alguns castiçais, dos séculos XV e XVI, que se encontrava na igreja matriz de Santiago do Cacém.

Estas peças, sem qualquer ligação histórica a esta igreja, e que aqui permaneciam sem referência ao local da sua proveniência, foram adquiridas para a Torre de Belém no período das Comemorações Henriquinas, no V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, em 1960.

Estes e outros documentos mais antigos e importantes foram agora identificados, tanto pelos serviços da Direção-Geral do Património Cultural, organismo que absorveu as funções do antigo Instituto Português de Museus, como pelo Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, instituição à qual as peças foram devolvidas e a quem efetivamente pertencem, de acordo com comunicado enviado à Rádio Voz da Planície.

A exposição é o resultado da colaboração entre a Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja, o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, mas também da colaboração da Administração do Porto de Lisboa, proprietária de gravuras e de fotografias que estiveram expostas e/ou que testemunham a localização e a função dada a estas peças no interior do monumento. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.