A Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja, representada pelo seu Presidente, Pe. Manuel António do Rosário, procedeu à entrega ao Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, instituição representada pela sua Diretora, a historiadora de arte Dalila Rodrigues, de um conjunto notável de peças de mobiliário e de alguns castiçais, dos séculos XV e XVI, que se encontrava na igreja matriz de Santiago do Cacém.
Estas peças, sem qualquer ligação histórica a esta igreja, e que aqui permaneciam sem referência ao local da sua proveniência, foram adquiridas para a Torre de Belém no período das Comemorações Henriquinas, no V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, em 1960.
Estes e outros documentos mais antigos e importantes foram agora identificados, tanto pelos serviços da Direção-Geral do Património Cultural, organismo que absorveu as funções do antigo Instituto Português de Museus, como pelo Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, instituição à qual as peças foram devolvidas e a quem efetivamente pertencem, de acordo com comunicado enviado à Rádio Voz da Planície.
A exposição é o resultado da colaboração entre a Comissão Diocesana de Arte Sacra da Diocese de Beja, o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, mas também da colaboração da Administração do Porto de Lisboa, proprietária de gravuras e de fotografias que estiveram expostas e/ou que testemunham a localização e a função dada a estas peças no interior do monumento.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com