Voltar

Cultura

Paulo Monteiro promove Museu de Banda Desenhada de Beja em Angoulême

Cultura

Paulo Monteiro promove Museu de Banda Desenhada de Beja em Angoulême

Foto: Paulo Monteiro

A “Banda desenhada e Memória - O Museu da Banda Desenhada de Beja” foi o tema da apresentação que Paulo Monteiro, conhecido autor de BD e responsável pelo Festival Internacional dedicado a esta arte que se realiza todos os anos na capital de distrito, fez no Museu da Banda Desenhada de Angoulême, em França. Paulo Monteiro representou a Bedeteca de Beja naquele que é considerado "o maior festival de BD do Mundo".

A apresentação decorreu hoje, dia 30 de janeiro, no âmbito da programação paralela do festival bem cedo, pelas 09h00, inserida na mesa redonda dedicada ao tema "Pesquisa e Memória da Banda Desenhada: Pioneiros e Inovações", organizada pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial.

Recordamos aspetos desta proposta para Beja revelada em 2022, altura em que foi avançado que "o Museu da Banda Desenhada da capital de distrito será o primeiro do País dedicado a esta temática e já está em fase de instalação, na Rua das Lojas, no centro histórico. Dois a três anos é o tempo previsto para este projeto.

Paulo Monteiro, é o coordenador e Manuel Faião o arquiteto deste projeto. E foi Paulo Monteiro quem explicou, durante a apresentação no Centro de Arqueologia e Artes, que a cidade tem “vasta tradição e trabalho desenvolvido na área da Banda Desenhada (BD)". Bedeteca, Toupeira, núcleo de BD da cidade, Festival Internacional, anual, dedicado a esta área artística, vasto espólio de coleções já cedidas para este espaço e muitos autores locais, nacionais e internacionais, assim como editores, a fixarem-se em Beja, devido a esta área de trabalho.

Paulo Monteiro divulgou a iniciativa que realizou em Angoulême nas suas redes sociais.



PUB
PUB

Discos

Anónimos de Abril antecipam álbum homónimo

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.