Voltar

Sociedade

Parque Mineiro de Aljustrel com 11 mil visitas no 1.º ano de atividade

Sociedade

Parque Mineiro de Aljustrel com 11 mil visitas no 1.º ano de atividade

Foto: CM Aljustrel

No primeiro ano de funcionamento o Parque Mineiro de Aljustrel (PMA) registou 11 mil visitantes. De acordo com a Câmara Municipal, aquela infraestrutura turística pretende "homenagear aqueles que, ao longo de séculos, têm trabalhado nas minas locais."

Os dados recolhidos pelos serviços do parque revelam que a parte favorita da visita da maioria dos turistas foi a passagem pela antiga galeria mineira do Piso 30, requalificada para o efeito, tendo a totalidade dos visitantes “entendido o trabalho árduo dos mineiros”, acrescentou.

O investimento, financiado por fundos comunitários, incluiu a requalificação de bairros mineiros, a construção de ciclovias, e a colocação de passadiços na zona do ‘Chapéu de Ferro’, assim como a criação do Centro de Receção e Interpretação.

Trata-se de um projeto de “referência em termos de requalificação de antigas áreas mineiras em Portugal” e que “permitiu dar uma nova vida a sítios contaminadas ambientalmente, fazendo deles instrumento de desenvolvimento económico, social e territorial”, destacou.

A par disso, acrescentou Marcos Aguiar, o PMA tem ajudado “a estimular a hotelaria, a restauração e a produção artesanal local, sendo já um ativo económico e social muito importante em Aljustrel”.

Visitas de turmas do ensino básico, tertúlias com antigos e atuais mineiros ou um ‘peddy paper’ são algumas das atividades previstas para o primeiro trimestre do ano.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.