Voltar

Sociedade

Tradição de cozer pão regressa ao último forno comunitário de Beja

Sociedade

Tradição de cozer pão regressa ao último forno comunitário de Beja

Foto: Pixabay

Em pleno centro de Beja, perto do Castelo e da Igreja da Sé, encontra-se o forno comunitário da "Ti Bia Gadelha" onde, há pouco mais de sete meses, dois irmãos, o José e a Lurdes, com o apelido Silva, decidiram voltar a cozer pão. Meteram as mãos na massa e vão celebrar, em breve, um protocolo com a Associação de Defesa do Património de Beja para continuar este costume, que permanece, ainda, na lembrança de muitos. Na manhã informativa de hoje, dia 17 de janeiro, contam a sua história e os objetivos que os levaram a agarrar esta missão.

Neste forno comunitário, que esteve muitos anos esquecido e que conheceu nova vida quando um conjunto de entidades, entre elas a União das Freguesias de Beja de Santiago Maior e São João Baptista, num processo liderado, em 2017, pela Associação de Defesa do Património de Beja, decidiu recuperá-lo, mas num curto espaço de tempo, volta-se agora a ver o fumo sair da chaminé que anuncia pão quente.

Em tempos que já lá vão, as pessoas de Beja amassavam o pão em casa e levavam para a "Tia Bia Gadelha" cozer e ela recebia como pagamento géneros. Agora, o lume de lenha foi reativado e dois irmãos, da Salvada, avançaram com um projeto, que ainda falta firmar com a Associação de Defesa do Património de Beja, para voltar a ganhar vida a massa que alimenta, de forma ancestral, as gentes do Alentejo.

O José Silva, técnico superior de Turismo na Câmara de Moura, e Lurdes Silva, doméstica, são os responsáveis por trazer de volta a Beja esta tradição comunitária. Uma vez por mês, os dois irmãos cozem 50 pães. A última cozedura aconteceu no passado dia 21 de dezembro e a próxima é no dia 25 deste mês e no entretanto partilham os seus projetos na Voz da Planície.



PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho em digressão com o Cante

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.