As portas da grande feira do Sul abrem amanhã para apresentarem todo o “Alentejo deste Mundo” até 1 de maio. A organização, a ACOS - Associação de Agricultores do Sul, tem “as melhores expetativas para uma feira que volta a oferecer um dia de entradas gratuitas” e que tem a “sessão de abertura de regresso, às 10h30”.
Colóquios, sessões e seminários sobre os temas que interessam ao mundo da agricultura, com atenções centradas na temática deste ano, “Comunicar o setor agrícola”, no sentido de alargar a comunicação de dentro para fora do setor, mas também para os “homens da terra”, que podem conhecer os avanços tecnológicos que ajudam no aumento, e sustentabilidade, das produções, fazem parte da variada oferta disponível. Mas há, também, discussão e reflexão sobre acessibilidades e desenvolvimento do território prevista, outro aspeto que marca o programa deste ano.
Rui Garrido e Claudino Matos frisaram que a Ovibeja é, igualmente, convívio e ponto de encontro, com destaque para o regresso de muitos filhos da terra a Beja nesta altura do ano. Em 2023 “há mais pontos de diversão, assim como uma maior preocupação com o ambiente, vincada na utilização, por exemplo, de copos reciclados”. Concertos com nomes grandes da música nacional, e local, promovem, também, esta iniciativa como uma feira de encontros.
Apesar de ter custado mais 20 por cento à ACOS, a construção da feira deste ano, a Associação de Agricultores do Sul decidiu manter o preço dos espaços de exposição e bilhetes, ou seja, os valores são idênticos aos do ano passado. Permanecem, igualmente, as iniciativas "Comboio do Cante", que este ano devido à greve na CP, transporta de autocarro mais de 500 cantadores de Lisboa a Beja, e o Prémio CA Ovibeja, que distingue os melhores azeites, na sua 12.ª edição, duas atividades programadas para sábado, dia 29 de abril.
Rui Garrido e Claudino Matos assinalaram, ainda, o espaço de reivindicação que a Ovibeja sempre tem sido e que "vai continuar a ser", realçando que todos os partidos são bem-vindos, assim como as representações parlamentares, mas não a ministra da Agricultura e António Costa, que não vem ao certame desde 2016.
O Presidente da República marca presença no dia 29 de abril, sábado, a partir das 15h00.
Posição do Beja Consegue! sobre o primeiro dia de Ovibeja com entradas livres:
«"Dia livre na Ovibeja: demasiado devagar, mas vamos conseguindo!
Depois do Beja Consegue ter proposto no passado ano, um dia de entrada livre aos cidadãos bejenses e aglomeração das festividades (na altura com o 25 de abril), é com bastante agrado que vemos a concretização desta proposta, por parte da ACOS e da Câmara Municipal de Beja, proporcionando o acesso gratuito à feira no primeiro dia até às 20h.
Esta proposta foi apresentada pelo Beja Consegue ao executivo camarário em funções aquando da negociação do orçamento municipal para 2023, tendo a mesma sido aceite, permitindo assim que todos possam desfrutar do maior evento da nossa cidade, concelho e região, e que tanto tem contribuído para Beja."»
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com