Voltar

Cultura

"Ouvidos ao vento" no fim de semana, em Beja. Hoje há propostas para Alcoutim, Casa do Alentejo e Grândola

Cultura

"Ouvidos ao vento" no fim de semana, em Beja. Hoje há propostas para Alcoutim, Casa do Alentejo e Grândola

Amanhã, e domingo, pode ver em Beja o resultado do projeto "Ouvidos ao vento", nas instalações da Santa Casa da Misericórdia. Pode ir até Alcoutim, à Biblioteca Municipal, ver a exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”, da Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo (CIMBAL). A Casa do Alentejo, em Lisboa, pode ser outra opção pois recebe hoje a a apresentação do livro “Casa do Alentejo - Cultura, Liberdade e Solidariedade”, para assinalar os 100 anos desta instituição. E em Grândola há Feira do Chocolate.

Neste sábado, e neste domingo, às 16h30, as instalações da Santa Casa da Misericórdia de Beja, recebem o resultado do projeto "Ouvidos ao vento". 

Trata-se de uma "performance cocriada pela Ondamarela e comunidades de Beja, com a participação de Associação Arruaça, Cantadores do Desassossego, Centro Social do Lidador – Projeto Com_Vida, Cercibeja, Chamadarte - Associação Sócio-Cultural, Oficinas de Teatro da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense e da Universidade Sénior de Beja, Oficina Os Infantes, Ressurrectos - Associação Cultural, e outros elementos da comunidade da capital de distrito.

A organização desta iniciativa é da responsabilidade do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Município de Beja.

A exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo (CIMBAL), no âmbito do projeto Life Lynxconnect, está patente ao público na Biblioteca Municipal de Alcoutim, com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim.

"O objetivo da exposição é apresentar à sociedade portuguesa o trabalho realizado, em andamento e planeado para o futuro, no âmbito da conservação do Lince-ibérico. A vertente de proximidade desta iniciativa vai decorrer nos 13 municípios integrantes da CIMBAL, além de três municípios do Algarve (Alcoutim, TavirA e Silves) e ainda em Lisboa. A exposição desenvolvida pela CIMBAL, parceira do projeto Life Lynxconnect, com o apoio técnico e científico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pode ser visitada até dia 30 deste mês.

O projeto Life Linxconnect tem como objetivo central o aumento da população de lince-ibérico e reforçar a conectividade entre as subpopulações de Portugal e Espanha. Este projeto, que agrega 20 parceiros ibéricos, tem como beneficiário coordenador a Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible da Junta de Andaluzia, e por parte de Portugal, para além da CIMBAL, participam como parceiros a Infraestruturas de Portugal (IP) e o ICNF, explicam as entidades responsáveis.

A Casa do Alentejo recebe hoje o lançamento do livro “Casa do Alentejo - Cultura, Liberdade e Solidariedade”, uma obra que pretende assinalar o centésimo aniversário desta instituição. O lançamento está marcado para esta sexta-feira, às 17h00, na sua sede, situada na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.

Este livro é um contributo de cerca de 50 investigadores para um melhor conhecimento do Alentejo e da sua histórica “Embaixada Cultural” em Lisboa. Lançado pelas Edições Colibri, tem a coordenação de Rosa Calado e Fernando Mão de Ferro.

A apresentação do livro estará a cargo de Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, e Santiago Macías, diretor do Panteão Nacional.

O lançamento da obra está integrado nas comemorações do Centenário da Fundação da Casa do Alentejo, um espaço criado por alentejanos que procuravam, através do convívio, práticas culturais e ações solidárias, minimizar as saudades do seu território e das suas gentes. 100 anos depois, a Casa do Alentejo continua aberta ao mundo, divulgando os mesmos valores, recebe as manifestações sociais e culturais, inspiradas nos valores da Paz, da Justiça Social e da Liberdade.

A Feira de Chocolate está de regresso a Grândola e nesta 12.ª edição junta os sabores de São Martinho. Quem se deslocar ao Parque de Feiras e Exposições vai encontrar mais de 60 expositores de mostra e venda de chocolate, saborear o melhor da gastronomia regional no espaço das tasquinhas e degustar autênticas iguarias confecionadas pelos conceituados chefes que durante os três dias do certame vão dinamizar o espaço do Show Cook.

O certame promovido pelo Município de Grândola apresenta ainda Estátuas e Gigantones de Chocolate, o Bobo de Chocolate, Marionetista Chocolateiro Gigante e a Marioneta, o Choco Louco e o Chef Dueto. De resto a animação é um dos ingredientes principais da Feira. O programa inclui ainda performer de manipulação de fogo pelo grupo Malatisch nos primeiros dois dias. No domingo, o Grupo Malatisch apresenta animação circense e a dupla Charneca e Sérgio Gomes promete soltar muitas gargalhadas. Para o último dia do certame, Dia de São Martinho, está ainda reservado um magusto com a participação das associações do concelho e a presença dum “Vendedor de Castanhas” especial: António Santos, recordista do Guinness com a estátua alusiva ao São Martinho.

Neste sábado a boa disposição e o humor estão garantidos com o Rouxinol Faduncho “Mais do Mesmo”, protagonista do espetáculo da noite.


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.