Voltar

Cultura

Celebrações de oito anos de cante património da humanidade em Ourique, Odemira e Castro

Cultura

Celebrações de oito anos de cante património da humanidade em Ourique, Odemira e Castro


Há oito anos o cante passou a ser património da humanidade. Nesta data, Ourique, Odemira e Castro Verde celebram a efeméride.

Ourique comemora com diversos vídeos protagonizados por crianças do concelho feitos no projeto educativo municipal com professor José Diogo Bento, nas Oficinas de Cante Alentejano, ajudando a preservar esta forma de cantar numa abordagem lúdica e pedagógica.

Em Odemira é inaugurado o Monumento ao Cante Alentejano, às 10h30, na Quinta da Estrela, numa cerimónia que contará com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do presidente da Câmara, Hélder Guerreiro.  Através deste monumento, da autoria do escultor Fernando Fonseca e cuja execução esteve a cargo da empresa Gate7, o Município presta homenagem ao cante alentejano e aos seus intérpretes, perpetuando a sua memória e incentivando as novas gerações a manterem viva esta prática expressiva tradicional.

A cerimónia de inauguração será vivida em ambiente de festa e contará com as participações dos Grupos Corais de Odemira, São Luís, Vila Nova de Milfontes, Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Os Ganhões de Castro Verde, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e o Grupo Coral Infantil de Odemira Cá se Canta.

Nesta data é inaugurada, também, a exposição de fotografia “Cante - Alma do Alentejo”, da autoria da fotojornalista Ana Baião, cedida pelo Museu do Cante Alentejano / Município de Serpa, patente ao público junto à Casa do Povo de Odemira.  

Este momento será aberto à comunidade e terminará com um almoço-convívio, no Jardim Ribeirinho do Mira, a partir das 12.30 horas.

Em Castro Verde, os grupos corais do concelho protagonizam um desfile e uma atuação que pretende celebrar o cante, expressão cultural do Alentejo, com o nome “Modas de Abril”, no Cineteatro Municipal, a partir das 16h00.

A iniciativa conta com a participação dos Ganhões de Castro Verde, Cardadores da Sete, Coral Misto da Sete e Ceifeiras de Entradas e é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde e da Comissão Municipal para as Comemorações do 50° Aniversário do 25 de Abril de 1974.



PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.