A autarquia avança que o despejo dos óleos alimentares usados nos esgotos foi uma prática muito comum nos últimos anos em Portugal, porém, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos danificam os canos das habitações, potenciam o aparecimento de pragas, poluem e obstruem os filtros existentes nas ETAR’s, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.
Os oleões destinam-se à colocação do óleo alimentar usado, em garrafas de plástico limpas, após o seu arrefecimento, contribuindo para um melhor ambiente. O Município relembra que a reciclagem de óleos alimentares usados não só evita a poluição da água bem como pode servir para a transformação em Biodiesel.
Um litro de óleo alimentar contamina cerca de 1 milhão de litros de água, reforça o Município de Ourique, frisando que, esta iniciativa conjunta contribui para a promoção da sustentabilidade no concelho, contando uma vez mais com o sentido cívico de todos, algo que tem sido reafirmado nos projetos ambientais que têm sido desenvolvidos como o da reciclagem.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com