Voltar

Política

Centro Escolar de S. Luís (Odemira) a funcionar. Investimento superior a dois milhões de euros

Política

Centro Escolar de S. Luís (Odemira) a funcionar. Investimento superior a dois milhões de euros

Foto: CM Odemira

"O início do ano letivo 2024/25 no concelho de Odemira é marcado pela abertura do novo Centro Escolar de São Luís, a continuação de investimentos na qualificação do parque escolar na ordem de um milhão de euros, assim como o investimento de cerca de um milhão e 400 mil euros na ação social escolar e apoios", frisa a Câmara de Odemira em comunicado.

O novo Centro Escolar de São Luís, que resulta da beneficiação e ampliação da antiga escola do 1.º ciclo, abriu portas no primeiro dia do ano letivo. Este equipamento representa um investimento superior a dois milhões de euros, com financiamento ao abrigo do Alentejo 2020, e vem dotar a comunidade escolar de melhores condições de ensino. As intervenções previstas em obras de manutenção e conservação dos edifícios e espaços escolares nos vários Agrupamentos representam um um valor estimado em cerca de um milhão de euros, a par do investimento de cerca de 90 mil euros na aquisição de mobiliário escolar. Em paralelo, o Município de Odemira tem em fase de contratação a empreitada para a construção do novo Centro Escolar do Almograve, que incluirá Jardim de Infância e Escola do 1.º Ciclo e tem em preparação uma candidatura para a requalificação das escolas Secundária e Damião de Odemira e da Escola Eng. Rafael Amaro da Costa, em São Teotónio, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", explica o mesmo documento.

"No âmbito da ação social escolar e apoios à educação, o Município prevê um investimento de perto de um milhão e 400 mil euros. Foram atribuídos vouchers para aquisição de material escolar para cada aluno do 1.º ciclo ao ensino secundário, no total de 78 mil e 750 euros. No âmbito das refeições escolares o Município prevê que sejam servidos perto de 15 mil almoços (do pré-escolar ao ensino secundário), num valor que ascende aos 940 mil euros. Nos auxílios económicos estão estabelecidos apoios a refeições escolares e atividades de animação e de apoio à família prestados através de vouchers para o pré-escolar e 1.º ciclo, no valor de sete mil e 300 euros. Uma grande dimensão de investimento no concelho são os transportes escolares, que representam o valor de 365 mil euros em circuitos especiais para cerca de 540 alunos no ano letivo de 2024/25", é avançado igualmente.

"O concelho de Odemira regista um aumento de 216 alunos face ao ano letivo anterior, no total de 3.840 alunos nos vários níveis de ensino na rede escolar pública e privada, o que levou à criação de nove novas turmas. O Município está a trabalhar para novas respostas de pré-escolar nos jardins de infância nas localidades de Foros do Galeado, Zambujeira do Mar e São Teotónio", é realçado ainda.

Isabel Palma, responsável pelo Pelouro da Educação na Câmara de Odemira, realça o avultado "investimento da autarquia na área da educação" e esclarece que "o aumento do número de alunos neste concelho tem a ver com o facto dos imigrantes escolherem o território para receber as suas famílias".


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.