A autarquia refere que o programa de dinamização da Escola de Música integra aulas gratuitas de instrumento, formação musical e classe de conjunto, com a garantia de acesso aos instrumentos e a criação de turmas para crianças com idades a partir dos 3 ano. Também promove ações de sensibilização e divulgação da escola de música junto da comunidade, audições, concertos abertos, aquisição de instrumentos e a conservação da sede/instalações.
A Banda Filarmónica de Odemira é uma associação sem fins lucrativos, que desde 1989 se dedica ao ensino gratuito da música através da sua Escola de Música com enfoque nas crianças e jovens. Segundo o município, a Banda desempenha um papel fundamental na formação, divulgação, promoção e difusão da prática musical.
Um dos principais objetivos do atual mandato autárquico, recorda a autarquia no comunicado, incide em construir um concelho mais atrativo para a produção de conhecimento e inovação, com âncora no seu Património Cultural e Natural, tendo por base o estabelecimento de parcerias com entidades locais e regionais, de forma a dotar os diferentes espaços e agentes, de melhores programas, capacidades e competências.
Neste sentido é valorizado o trabalho da Banda Filarmónica, sendo a música um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional e linguístico das crianças, facilitando a sua integração social, e considerando que a aprendizagem musical é um direito essencial que deve ser acessível a todos.
O protocolo de colaboração foi assinado no dia 2 de abril, por Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, e David Bernardino, presidente da Direção da Banda Filarmónica, em cerimónia que antecedeu um espetáculo inserido nas comemorações “Abril em Odemira”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com