Voltar

Cultura

Odemira está a receber exposição dedicada a José Saramago

Cultura

Odemira está a receber exposição dedicada a José Saramago


A participação de Odemira na edição de 2021 do Festival Sete Sóis Sete Luas termina com a apresentação da exposição de artes plásticas “Saramago Mediterrâneo”, uma homenagem artística ao escritor que está patente ao público até ao dia 16 deste mês, no Espaço CRIAR. 

“Saramago Mediterrâneo” é uma exposição internacional itinerante dedicada a José Saramago e ao romance “Ensaio Sobre a Cegueira”, que conta com a participação de 41 artistas de vários países da Rede Sete Sóis Sete Luas (Marrocos, Cabo Verde, Portugal, Itália, Espanha, França) que colaboraram com o Festival durante os seus 29 anos de existência.

O Festival Sete Sóis Sete Luas tem uma ligação especial com o escritor José Saramago, que remonta a 1992, altura em que o escritor cedeu a um grupo de jovens estudantes os direitos da edição italiana do livro “O ano de 1993”. Desde esse momento e até à sua morte foi ele o Presidente Honorário do festival, sendo o próprio nome do festival tirado de um de seus romances, “Memorial do Convento”, a partir dos personagens Baltazar – Sete Sóis e Blimunda – Sete Luas, que se associam ao sonho do Padre Bartolomeu de Gusmão de construir a primeira máquina voadora, a passarola que é o símbolo do Festival.

Para a organização do Festival, esta exposição “partiu do sentimento que liga o festival ao grande escritor português e é uma homenagem ao seu pensamento, às suas ideias, à sua poética. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.