«Outro dos temas abordados prende-se com a necessidade urgente de obras de reparação e manutenção na rodovia do Baixo Alentejo. O deputado começa por recordar que as estradas nacionais encontram-se em avançado estado de degradação, apontando-se como causas a “falta de manutenção”, as “obras inacabadas com rotundas improvisadas” ou os viadutos que ficaram por concluir.
Nelson Brito acrescenta o desgaste acelerado de algumas vias provocado pelo aumento da produção agrícola proveniente do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva, bem como pelo transporte de minério.
Tendo em consideração que do vasto conjunto de estradas a precisarem de reparação apenas uma se encontra em obras ( a EN 121 – IP8 entre Santa Margarida e Beja), o deputado Nelson Brito e os autarcas do Baixo Alentejo perguntam para quando intervir: na EN 260 (IP8) de Beja à fronteira em Vila Verde de Ficalho; EN 122 de Mértola ao IC27; EN 18 de Ervidel a Beja; EN 263 de Ourique a Odemira; EN 2 de Ferreira do Alentejo a Aljustrel, entre muitos outros exemplos mencionados no requerimento.
Há um terceiro documento que aborda questões relacionadas com a ferrovia. Neste caso, procura-se saber se haverá investimento para a reabertura da linha Beja-Funcheira que faz a ligação do interior do Baixo Alentejo à linha do Sul Algarve – Lisboa. Nelson Brito pretende saber quais são as expetativas do governo relativamente à ligação da ferrovia ao Aeroporto de Beja e, em que estado se encontram os estudos necessários à ligação do ramal da Almina, em Aljustrel, à linha do Sul», é revelado no mesmo documento.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com