A Guarda Nacional Republicana adiantou que o objetivo da campanha é prevenir e combater a violência no ambiente escolar, e que apesar da interrupção da atividade letiva, entendeu que a data devia ser assinalada e a iniciativa desenvolvida dada a sua importância, pretendendo alertar e sensibilizar a população geral, em particular, as crianças e jovens, para a violência que por vezes existe nas escolas, também caracterizada como bullying.
O bullying, apesar de não ser considerado como ilícito criminal, é caracterizado por atos contínuos de violência física, psicológica e/ou emocional, em que a intenção é magoar, por norma, um indivíduo que não se consiga defender. Em causa, poderão estar os crimes de ofensa à integridade física, injúrias, ameaça e coação.
Este tipo de atos ocorre, normalmente, fora da visão dos adultos, e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida, que muitas vezes ocorre nas redes sociais.
#NãoSouUmAlvo surge do desafio lançado pela GNR a todos os municípios da sua zona de ação, no sentido de se associarem, ao disponibilizar espaços publicitários afixação da imagem da campanha (outdoors), Mobiliário Urbano para Informação (Mupi’s), folhetos e ainda através da difusão nas suas plataformas digitais.
A GNR realça que aderiram a esta causa 150 municípios de norte a sul do país, e com este apoio foi possível garantir a difusão alargada da imagem referida, bem como do vídeo, contribuindo assim, para a consciencialização e mudança de comportamentos da sociedade, direcionando-a para progressiva intolerância social face à violência nas escolas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com