“O Mundo Pode Encontrar a Minha Nudez” é o nome da nova peça da Companhia de Teatro Arte Pública e Produções Acidentais, que estreia hoje no Pax Julia - Teatro Municipal, às 21h00. Fica em cena até ao dia de amanhã e apresenta, também, sessões para escolas, nestes dois dias, sempre às 15h00.
Esta peça de teatro fala sobre a vida de “Chaya Pinkhasovna Lispector, nascida na Ucrânia, em 1920. A ucraniana que se naturalizaria brasileira acabou por se tornar uma das escritoras em língua portuguesa mais importantes do século XX e uma das vozes mais singulares na análise e extrapolação literária dos momentos do quotidiano, dos hiatos entre as palavras, e da reflexão sobre a criatividade no feminino.
Publicadas sob o título «A Descoberta do Mundo», Clarice Lispector conduz-nos através de uma visão tantas vezes luminosa, nesta «descoberta» dos pequenos momentos e acontecimentos do quotidiano, partilhando reflexões existenciais e abordagens de questionamento social.
Este espetáculo apropria-se da palavra, jogada com a fisicalidade e a imagem, para nos propor um outro olhar sobre o universo desta autora”, lê-se na sinopse da performance. A encenação da peça é de Gisela Cañamero e as interpretações são de Luzia Paramés, Sara Castanheira e Sandra Maya.
Os apoios são da Câmara Municipal de Beja e da Junta de Freguesia da Vidigueira. O financiamento é da República Portuguesa – Ministério da Cultura (Fundo de Fomento Cultural / Garantir Cultura).
Hoje há, também, a iniciativa da autarquia “Beja Acontece” e sugere uma Noite de Fados, com Inês Gonçalves, no Terreirinho das Peças, às 21h00.
Por Beja pode, ainda, visitar, na Biblioteca Municipal, a exposição "Searas", de Joaquim Rosa, integrada na apresentação do livro "Seara poética", de Fátima Santos, que foi apresentado, esta semana, neste espaço cultural da cidade.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com