Rosinda Pimenta, vice-presidente da autarquia, em declarações à Voz da Planície, referiu que esta visita esteve incluída na estratégia de promoção do Festival. Estreitar relações com a Fundação Las Fuentes e com Escola Halal, “duas instituições que são promotoras daquilo que é herança cultural islâmica em todo o território espanhol”, foi também um dos objetivos desta visita. As futuras colaborações podem passar pela promoção, mas também na organização do Festival, e na realização de “um trabalho continuo", ao longo do ano, de aproximação destas entidades, no sentido de “fazer de Mértola um ponto de convergência”.
A valorização do diálogo cultural e fidelização de Mértola à sua matriz cultural, que tem a ver com “a herança cultural árabe e islâmica, ainda muito presente na nossa cultura”, levaram uma delegação da autarquia ao país vizinho, onde mantiveram encontros com artesãos e músicos, no sentido de cativar pessoas e instituições para o Festival, mas também para outros projetos.
O programa do Festival deverá ser semelhante ao das edições anteriores, nomeadamente com o mercado de rua, os concertos, as conferências e oficinas, sendo que estas novas parcerias irão enriquecer o programa.
Para mais informações é possível consultar todo o programa em www.festivalislamicodemertola.com/programa-2023/.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com