"Com a criação de uma equipa técnica multidisciplinar composta por duas profissionais das áreas de Serviço Social e Psicologia, o Radar Social irá focar-se na identificação e resolução de problemas relacionados com a pobreza e a exclusão social. Esta equipa terá como principal missão realizar referenciações em contexto de vida, avaliar situações sociofamiliares e orientar as pessoas ou famílias para os serviços de apoio disponíveis, garantindo uma resposta rápida e eficaz às necessidades emergentes.
O projeto pretende criar relações de proximidade com as populações em situação de vulnerabilidade social, promovendo uma abordagem integrada e humanizada para a resolução de problemas sociais. Além disso, esta iniciativa dará um contributo decisivo para a construção e enriquecimento do conhecimento sobre o território, permitindo uma compreensão mais aprofundada das necessidades locais e a implementação de soluções mais adequadas e sustentáveis.
O Radar Social destina-se ao registo e identificação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza ou exclusão social, promovendo uma intervenção direcionada e integrada. A aplicação tecnológica associada ao Radar Social, permitirá uma gestão eficiente das referenciações e o acompanhamento das situações identificadas.
O Radar Social estará em funcionamento até março de 2026 e será implementado em articulação com a Rede Social Local", sublinha o documento enviado à nossa redação.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com