O Ministério avança que as medidas já implementadas têm contribuído para um aumento sustentado do número de mulheres nas fileiras, representando 13% dos efetivos em 2020, o valor mais alto da última década.
Em comunicado, o Ministério avança que “na categoria de oficiais, as mulheres já atingem os 20%, indício positivo do caminho para a paridade na liderança militar. Relativamente aos dirigentes civis da Defesa Nacional, o género feminino já representa 40%”.
O Ministério da Defesa Nacional refere ainda que “pretende consolidar estes progressos, mantendo entre as principais prioridades governativas a eliminação das barreiras à participação plena das mulheres, em particular através do Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade”.
O Gabinete da Igualdade do Ministério da Defesa Nacional cumpriu um ano de funcionamento, no passado dia 8, o Ministério destaca também o papel dos e das assessores/as de género, que apoiam as chefias militares na integração da perspetiva de género em todas as suas ações.
Por fim, no mesmo comunicado pode ler-se que “o objetivo final é a construção de uma instituição na qual mulheres e homens sejam livres de fazer as suas escolhas, tenham as mesmas oportunidades e possam aceder à sua liderança em pé de igualdade, transformando a Defesa numa escolha de futuro para todos e para todas”.
Foto: Revista Militar
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com