O SEP afirma que teve “conhecimento do não pagamento dos vencimentos do mês de março no prazo legal, na Santa Casa da Misericórdia de Serpa” e que “continuam por pagar os subsídios de Natal de 2022”. Edgar Santos, dirigente do SEP, frisa que situação é “inadmissível” e garante que “já foram enviados pedidos de esclarecimentos da situação à Misericórdia de Serpa, à Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) e à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), entidades com responsabilidades nesta matéria”.
Esta é uma questão que já levou a diversas formas de protesto por parte dos trabalhadores, mas até ao momento sem efeitos práticos e que foi denunciada, igualmente, à Voz da Planície pelo Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo.
A nossa rádio chegou à fala com a provedora. Isabel Estevens confirmou que o “Subsídio de Natal de 2022 está por pagar” e que “não pode avançar uma data para o fazer”.
Quanto aos vencimentos de março passado, Isabel Estevens garantiu que “a transferência da verba por parte da ARS Alentejo foi feita na passada sexta-feira, ficando disponível apenas no dia de ontem”, e que a “Misericórdia de Serpa precisa de dois dias para processar os pagamentos”, assegurando que “os trabalhadores recebem quarta-feira, dia 5”.
A provedora diz, ainda, estar “consciente desta situação, reiterada”, e que está “disponível, sempre, para dialogar com os trabalhadores, Movimento em Defesa do Hospital de São Paulo e sindicatos”. Mas disse, também, que “a Misericórdia não tem verba disponível para pagar antes de receber a transferência da ARS Alentejo”.
Adiantou, contudo, que “a Misericórdia de Serpa está dependente da candidatura que fez para a abertura do Bloco Operatório para passar a ter outra disponibilidade financeira e terminar com esta situação que quer ver revertida e que muito prejudica os trabalhadores”. Garantiu, igualmente, que “a candidatura foi entregue a 30 de dezembro de 2022 e aprovada a 23 de janeiro de 2023, estando a aguardar-se o decorrer do processo e o recebimento da primeira tranche".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com