Voltar

Política

Ministra inaugura residências para pessoas com deficiência em Castro Verde

Política

Ministra inaugura residências para pessoas com deficiência em Castro Verde

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve presente, nesta segunda-feira, na cerimónia de inauguração de duas residências autónomas para pessoas com deficiência, erguidas em Castro Verde, pela Cooperativa para a Educação, Reabilitação e Capacitação para a Inclusão (CERCICOA).

“É possível criar emprego com investimento na área social, (…) ao mesmo tempo que aumentamos e melhoramos as oportunidades para os mais carenciados”, afirmou a governante, salientando ainda que “ninguém duvida que estas unidades e os serviços que vão prestar são um verdadeiro serviço público”.

Por sua vez, o presidente do conselho de administração da CERCICOA, António Matias, aproveitando a presença da ministra, alertou para a necessidade da implementação de políticas públicas, de natureza económica, que comecem a inverter a tendência demográfica negativa do interior do País.

No caso do Alentejo, apontou, aludindo aos Censos 2021, a região perdeu população residente, “mas crescemos 58 por cento em alojamentos coletivos de apoio social, o que significa que a perda de população no Alentejo é preocupante e que o setor social começa a ter muita dificuldade em contratar trabalhadores para os mais diversos serviços e especialidades”.

A Câmara de Castro Verde, representada na cerimónia pelo seu presidente, António José Brito, também apoiou o projeto, cedendo o lote onde foram construídas as duas residências, com um valor estimado de 60 mil euros. A autarquia concedeu ainda um apoio financeiro direto de 20 mil euros ao projeto, assim como diversos apoios de “natureza logística e operacional”.

À margem da cerimónia, a ministra da Coesão Territorial, criticou as “situações de indignidade” em que vivem alguns imigrantes em Portugal, numa clara referência à agressão a um nepalês em Olhão e ao incêndio que provocou a morte a duas pessoas na Mouraria, em Lisboa.

00:00
00:00

PUB
PUB

Festivais

Festival Termómetro passa por Odemira

Acabou de tocar...

MUMFORD & SONS - GOOD PEOPLE
07/04/2025 16:56
SEU JORGE - AMIGA DA MINHA MULHER
07/04/2025 16:52
J HOPE - SWEET DREAMS
07/04/2025 16:44
BIA CABOZ - QUERO É RIR
07/04/2025 16:40
GORILLAZ - CLINT EASTWOOD
07/04/2025 16:28
GENERAL D E OS KARAPINHAS - BLACK MAGIC WOMAN FEAT SAM
07/04/2025 16:24
TEXAS - IN OUR LIFETIME
07/04/2025 16:20
VITOR KLEY - AINDA BEM QUE CHEGOU
07/04/2025 16:18
PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.