Segundo explica a CIMBAL, “esta
iniciativa, liderada pela Tres Culturas, visa gerar vantagens competitivas para
os produtos e serviços de diferentes empresas da Andaluzia, Algarve e Alentejo,
adaptando-os aos critérios definidos como ‘Muslim friendly’ (amigáveis ??aos
muçulmanos), favorecendo a atratividade das nossas ofertas de hotéis e
restaurantes e o aumento das exportações”.
“Estas ações são particularmente oportunas em momentos como o atual” salienta o comunicado, “uma vez que as consequências da pandemia da COVID 19 tornam necessário encontrar novos nichos de mercado para o turismo, para a hotelaria e para a indústria alimentar”.
De acordo com a CIMBAL, “os parceiros do projeto já realizaram várias reuniões e já definiram várias das etapas iniciais deste projeto, como criar uma imagem comum e a preparação de uma reunião de lançamento, após o verão, em Sevilha”.
Para além desta reunião, o projeto prevê inúmeras ações, tanto na Andaluzia como no Algarve e no Alentejo, até meados de 2022, incluindo fóruns de negócios, micro-rotas turísticas para atender e valorizar as PME em todo o território de ação do programa. Além disso, está igualmente previsto “o desenvolvimento de uma plataforma que aprimora a venda de produtos on-line e o desenvolvimento de serviços comerciais halal, entre outras atividades”.
Com essas propostas, pretende-se alcançar três objetivos específicos: a adequação da oferta nos setores estratégicos de turismo, comércio, artesanato, serviços e hotelaria ao mercado halal; promover a adaptação de produtos e serviços com potencial de exportação e gerar novos empregos; e o fortalecimento de mecanismos de cooperação comercial e entidades públicas voltadas para PMEs e microempresas como meio de promoção econômica sustentável.
Também será dada ênfase especial ao alcance de um novo setor importante no mercado halal, configurado em torno de turistas muçulmanos milenares (TMMs) que, em termos do relatório anual Mastercard-CrescentRating Global Muslim Travel Index, constituem uma força motriz da indústria halal.
Quatro instituições dedicadas ao projeto
O projeto Mercado Halal reúne a experiência de quatro instituições, cujos altos executivos destacam a importância desse tipo de iniciativa.
Assim, José Manuel Cervera, diretor da Fundação Tres Culturas, observou que “com este projeto, que iremos reativar pessoalmente logo após a abertura das fronteiras entre Espanha e Portugal, em que a nossa fundação reforça o seu trabalho de cooperação Andaluzia-Algarve-Alentejo. Fá-lo num setor estratégico para as três regiões, como o turismo e também as exportações. Uma cooperação realizada com agentes locais e organizações empresariais, uma vez que o objetivo é justamente o desenvolvimento local, explorando recursos endógenos de maneira inovadora. Por outro lado, este projeto permitirá destacar, mais uma vez, o papel da cultura a serviço da criação de riqueza e emprego e do fortalecimento e modernização de nosso tecido produtivo ”.
Por sua vez, Jorge Rosa, presidente da CIMBAL, considera que este projeto conjunto do Mercado Halal “é uma iniciativa bastante importante, nomeadamente no momento que vivemos, em que todas as atividades culturais, comerciais e até sociais estão muito condicionadas. Será necessário reinventar e implementar renovadas dinâmicas com o objetivo de retomar a economia e a cultura. Assumimos alguma dessa responsabilidade, criando mecanismos que apoiem, suportados na história e na cultura, a economia local e regional, potenciando a exportação e a relação externa. É algo que poderá fazer a diferença para muitas micro e pequenas empresas do nosso território, nomeadamente as que estão ligadas ao turismo. Esta é a génese do nosso trabalho municipal e intermunicipal, trabalhando numa parceria alargada potenciando os benefícios no nosso território.”
Filipe Pombeiro, Presidente do NERBE / AEBAL considera que “se antes da pandemia do COVID-19 já tínhamos consciência da importância de sensibilizar as PME sobre o cumprimento dos padrões exigidos para a pandemia e com todas as restrições que trouxe na área de circulação, distanciamento e higiene, produtos e serviços halal para o desenvolvimento turístico desses territórios tornaram-se ainda mais urgentes e necessários. Com a retoma da atividade econômica, que ocorrerá mais lentamente do que o desejável, é absolutamente importante atrair novos turistas e visitantes para nossas regiões, tendo em mente que o mercado muçulmano se apresenta como uma excelente oportunidade. Também acreditamos que o conjunto de parceiros reunidos para este projeto representará um valor agregado para o suporte e desenvolvimento de negócios necessários para atender às necessidades atuais”.
Antonio Álvarez, presidente do Consejo de Administración de Mercacórdoba, destaca que “o mercado halal é uma excelente oportunidade para empresas de produção, turismo e comércio das nossas regiões, sendo um mercado com o qual estamos especialmente enraizados na nossa história e cultura. Nesse sentido, o nosso projeto facilita as PME e micro-PME a cumprirem os padrões de qualidade e a respeitarem a diversidade que um produto ou serviço halal representa”.
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