O presidente da Associação afirmou que, "o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está preparado para vacinar os mais vulneráveis para a gripe todos os anos. Se temos essa possibilidade, é adicionar na mesma altura a vacinação da covid-19. Aproveitando esta oportunidade, protegemos de duas doenças e isso é algo que é fundamental que a Direção-Geral da Saúde e o SNS organizem para que, no inverno, não haja este problema", pode ler-se no “Notícias ao Minuto”.
Segundo o último relatório das "linhas vermelhas" da pandemia, verifica-se a possibilidade de uma "provável tendência crescente" da atividade epidémica no grupo acima dos 65 anos, referindo que a faixa etária dos idosos com 80 ou mais anos "apresentou uma incidência cumulativa a 14 dias de 149 casos por 100 mil habitantes".
De acordo com o “Notícias ao Minuto”, "o facto de a variante Delta estar a circular é, claramente, uma das causas desta incidência, até porque as vacinas que estão em uso não foram criadas com esta variante em mente, porque ainda não existia na altura", relembra a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública.
O presidente da Associação, Gustavo Tato Borges, sublinha que “é necessário que as autoridades de saúde percebam se a incidência nesta faixa etária se deve a uma questão comportamental ou a uma redução da resposta imunitária, tendo em conta que os idosos foram os primeiros a ser vacinados em Portugal.”
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com