O Emunicipa-te promove “a participação juvenil, capacitando para a intervenção ativa nas esferas pública e privada, enquanto geradores de mudança e desenvolvimento”, revela o comunicado da Câmara de Odemira.
Mariana Almeida, a vencedora, “ingressou no curso de Arquitetura, em Lisboa, mas descobriu que era o mundo da arte que a movia e conquistou uma bolsa com a qual terá a possibilidade de fazer um gap year pela Europa, durante oito meses”, é referido igualmente.
O caminho de Mariana Almeida segue agora a “busca de respostas para um novo caminho académico, que começa em Barcelona e Paris, onde pretende inspirar-se e dedicar-se à aprendizagem da arte, cultura e línguas, ingressando, entre outras experiências, em workshops e residências artísticas”.
A viagem ao “ritmo da arte”, de Mariana Almeida, “segue para Calais onde irá partilhar os seus conhecimentos com a comunidade ingressando em vários projetos de voluntariado também. A última fase do roteiro deste passará por Amesterdão, Copenhaga e Reykjavik, cidades onde a arte se alia a técnicas urbanísticas e paisagísticas, ao serviço da sustentabilidade”.
“O Emunicipa-te: Programa Municipal de Bolsas é uma iniciativa da Gap Year Portugal em parceria com o município de Odemira, através do setor da Juventude, com vista a atribuir bolsas a jovens residentes ou estudantes do concelho, com idades entre os 18 e 30 anos, para o financiamento de projetos, para anos sabáticos, com duração de seis a dez meses”, explica o documento da autarquia odemirense.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com